Já conversamos bastante sobre projetos exclusivos e estruturas enormes de containers, mas e se você pudesse ter sua casinha feita em containers? Viver em uma casa de containers é muito mais fácil e viável do que você imagina, quer saber mais?

Eu e o Sérgio fomos até a redação da Casa e Jardim fazer uma entrevista ao vivo pelo Facebook, e respondemos todas as perguntas que os espectadores tiveram sobre morar em containers. A entrevista completa pode ser encontrada nesse link.

A maior dúvida que tiveram durante a entrevista foi sobre o conforto térmico! Um container sem intervenção pode até ser quente, mas temos a experiência para solucionar esse problema de vários jeitos: utilizando fachada ventilada, teto verde, revestimentos térmicos do lado de fora e de dentro, tintas tecnológicas e telhados com beirais.

Uma das grandes vantagens das casas de containers é a possibilidade de migrá-la de posição, mas como são feitas as ligações com redes esgoto e eletricidade? A ligação à rede de esgoto é como a de uma casa normal, e pode ser feita tanto com a rede pública quanto com fossas! A rede elétrica do container também é de simples instalação, já que vem toda estruturada e basta apenas conectar o container à rede elétrica, como se ligasse na tomada.

Outra ideia equivocada que o público pode ter é que não é possível deixar o container aconchegante, mas ele é apenas uma estrutura! É possível modificá-lo como quiser, com móveis, pinturas, posições de janelas, tipos de piso e mais, tudo isso pode ser ajustado, basta definir no projeto.

Com todas essas vantagens, é de se imaginar que o preço de uma casa de container seja mais elevado, mas ele consegue ser de 10 a 15% menor que o de uma casa convencional. Além disso, sua produção é mais rápida - costuma levar de 4 a 8 meses para concluir -, mais acertiva e a problemática da obra é reduzida, já que ela é fabricada no nosso pátio e entregue pronta ao cliente.

Na entrevista ainda falamos sobre a manutenção dos containers, a documentação necessária para ser estruturada, os tipos de containers e muito mais! Não deixe de me assistir nessa entrevista exclusiva com a Casa e Jardim, nesse link.

Comment