Se você mora em um cidade grande, como São Paulo, por exemplo, já deve ter percebido a presença dos parklets. Sim, porque até eu, que sou um boston terrier e não dirijo, já notei que eles estão lá nas vagas que antes eram ocupadas por carros.

Quer saber mais sobre o que são os parklets e como sua marca ou estabelecimento pode tirar proveito deles? Então deixa que eu vou contar pra você:

O que são parklets?

Os parklets surgiram com uma proposta de revolucionar o uso do espaço público, aproveitando as vagas que antes eram usadas para estacionar carros e transformando-as em espaços de convivência. Eles chegaram e foram dando novos usos aos locais de estacionamento. A contain[it] participa da implantação dessas pracinhas desde que elas chegaram no Brasil, e por sua popularidade hoje elas já sã regulamentadas em mais de dez cidades do Brasil.

Os parklets se tornaram importantes por dois motivos:  porque promovem o uso do espaço público pelas pessoas em detrimento dos carros em nossas cidades com carência de áreas agradáveis e também porque abrem uma nova possibilidade para patrocinadores exporem suas marcas e criarem pequenas praças em locais que as beneficiem ao mesmo tempo que trazerm uma contrapartida para às cidades.

Quer saber como a sua empresa ou estabelecimento pode tirar proveito dessa tendência? Eu vou contar pra você a seguir.

Como você pode aproveitar os parklets na sua empresa?

Sim, eu sou só um boston terrier, mas sou muito mais esperto que a maioria dos outros cachorros (e até que alguns humanos). E um dos assuntos que eu entendo muito bem é de como as marcas podem fazer ações diferentes e ganhar espaço no mercado.

E é por isso que eu vou falar sobre parklets pra você! Você já observou como marcas dos mais diferentes segmentos têm aproveitado essa tendência para ganhar exposição? E a razão é muito simples, pois eles servem como uma vitrine extra para as marcas de empresas e que querem estar mais próximas de seus clientes e realizar gentilezas urbanas.

Os parklets podem ter múltiplos usos: servem como praças, áreas de descanso, solários e até mesmo biciletários ou bibliotecas colaborativas. A ideia veio dos Estados Unidos e começou a ser implantada no Brasil em 2013 por um grupo de designers do qual nós fazíamos parte.

Nesses 3 anos eles já mostraram a que vieram e foram patrocinados por empresas e marcas de diferentes segmentos, do setor imobiliário ao setor de alimentos e bebidas, por exemplo. E justamente por ainda serem recentes, não dá pra delimitar seus usos. É bem possível que em um futuro próximo eles ganhem novas funções, sempre apoiados pelos patrocinadores.

Para as empresas, os parklets são uma grande oportunidade de expor a sua marca, mas não é só isso.  Eles também são uma chance de atrelar a sua imagem a esse novo modelo de ocupação urbana mais sustentável e voltada para seus habitantes. 

Porque fazer parklets com a contain[it]?

Bom, em primeiro lugar, nenhuma empresa no Brasil tem tanta experiência quanto a nossa na implantação dos paklets. Nossa grande inovação foi criar um modelo de negócio onde geramos um bem para as cidades, em parceria com o setor publico, que regulamenta a insalação dos parklets, e com o setor privado, que financia a iniciativa. Para tanto, tocamos com nossa equipe própria toda a implantação dos parklets, que inclui:

-         desenvolvimento do projeto

-         aprovação na prefeitura

-         construção e instalação da estrutura

-         manutenção e paisagismo

-         intermediação com setor publico e sociedade civil

Por isso, somos líderes isolados na implantação dessas pracinhas, com mais de cinquenta parklets instalados em todo Brasil! 

O que você acha dos parklets? Já pensou em usar um desses em alguma ação pra sua empresa ou estabelecimento? Conte pra mim nos comentários.

Comment