Se você acompanha meu blog, já aprendeu que as casas de container são ótimas opções para se construir uma vida. Elas são confortáveis, acessíveis e móveis, além da grande vantagem de reaproveitar um produto abuntante e raramente usado após ser descartado.

Ao redor do mundo, diversas pessoas já adotaram os containers como lar, com algumas ideias geniais de como inovar com eles. Hoje, preparei uma lista especial para você que quer pensar dentro da caixa, com as casas em container mais criativas que já vi. Confira logo abaixo:

Caterpillar House, por Sebastián Irarrázaval

A Caterpillar House é um projeto impressionante do arquiteto chileno Sebastián Irarrázaval, utilizando um total de 12 containers em 3 tamanhos diferentes. Sua grande aposta é no formato completamente fora do convencional, com alguns containers instalados diagonalmente, de forma que a casa se adapta ao terreno irregular dos Andes e auxilia na circulação de ar e no controle de temperatura interna.

A casa possui três andares e 350m² de área construída, e um visual interno industrial e moderno. Se não bastasse isso, a frente tem uma vista para toda a cidade de Santiago de perder o ar, e definitivamente não é por causa da altitude da cidade. 

Casa Off Grid, por Brad Tomecek

Uma casa feita para quem quer levar a sustentabilidade a outro nível. Dois containers fazem um ângulo agudo entre si e abrigam seis dos nove cômodos da casa de 140m², e uma estrutura instalada entre ambos faz a ligação e age como sala. No andar superior da casa estão instaladas placas fotovoltaicas para fornecer energia limpa para toda a casa, e um telhado verde, que auxilia em uma melhor sensação térmica no interior da casa. Essa recomendação foi enviada por um primo meu em Nederland, nos Estados Unidos, como você pode ver pela foto.


Conained House, por Debbie Glassberg

Após duas casas com vistas paradisíacas, te levo para um projeto muito mais urbano em Kansas City, com 260m² e feito a partir de cinco containers pré-fabricados, o que dá aos cômodos um pé direito um pouco maior do que o padrão. A escolha por tons de azul claro e grandes janelas deixam o ambiente muito alegre, e assim como a casa em Nederlands, a Contained House possui no teto do seu segundo andar um telhado verde com horta e pátio. Perfeita para morar na cidade.

A Contain[it] trabalhou em vários projetos relacionados à moradias em containers e faz parte dessa revolução habitacional que está acontecendo. Executando o projeto de arquitetos, a empresa vem ganhando espaço na mídia fazendo aparições em matérias da globo e da revista Casa Claudia.

Comment